O que é fluxo de caixa?
Fluxo de caixa é o valor líquido de caixa e equivalentes de caixa sendo transferidos para dentro e fora de uma empresa. O dinheiro recebido representa entradas, enquanto o dinheiro gasto representa saídas.
Em um nível fundamental, a capacidade de uma empresa de criar valor para os acionistas é determinada por sua capacidade de gerar fluxos de caixa positivos ou, mais especificamente, maximizar o fluxo de caixa livre de longo prazo . Fluxo de Caixa Livre é o caixa que uma empresa gera de suas operações normais de negócios após subtrair qualquer dinheiro gasto em despesas de capital (Capex).
Por que o gerenciamento de caixa é a chave para o sucesso do negócio
O dinheiro é a força vital de uma empresa, e uma empresa precisa gerar caixa suficiente com suas atividades para que possa atender às suas despesas e tenha sobra suficiente para reembolsar os investidores e fazer o negócio crescer. Embora uma empresa possa falsificar seus ganhos, seu fluxo de caixa fornece uma ideia sobre sua saúde real.
Dinheiro é o rei
Ao gerar caixa suficiente, uma empresa pode atender às necessidades diárias de negócios e evitar o endividamento. Dessa forma, a empresa tem mais controle sobre suas atividades. Em uma situação em que uma empresa tenha de endividar-se para pagar suas despesas, é provável que seus devedores tenham uma palavra a dizer sobre como a empresa é administrada. Caso tenham opiniões contrárias à da administração, isso pode ser um impedimento para a forma como a administração executa sua visão de negócio.
Sem gerar caixa adequado para atender às suas necessidades, uma empresa terá dificuldade em realizar atividades rotineiras, como pagar fornecedores, comprar matéria-prima e pagar seus funcionários, muito menos fazer investimentos. E deve ter caixa suficiente para pagar dividendos e manter seus investidores felizes. Algumas empresas também usam seu dinheiro para realizar recompras de ações para recompensar os investidores.
Melhorando a gestão de caixa
Mesmo que uma empresa tenha lucro ao gerar mais receitas do que despesas, ela terá de administrar seu fluxo de caixa corretamentepara ter sucesso. O fluxo de caixa de uma empresa está vinculado às suas operações ou atividades de negócios, às suas atividades de investimento (como a compra ou venda de bens de capital) e às suas atividades de financiamento (como o levantamento de dívidas ou financiamento de capital ou reembolso de talfinanciamento). O caixa que uma empresa gera com suas operações estávinculado às atividades principais de seu negócio e oferece as melhores oportunidades para a gestão do fluxo de caixa.
As áreas que oferecem possibilidades para uma melhor gestão de caixa incluem contas a receber , contas a pagar e estoques. Se uma empresa concedesse crédito de forma indiscriminada, sem aferir a credibilidade de seus clientes, e não acompanhasse os atrasos no pagamento, isso acarretaria em um fluxo de caixa menor e mais lento, assim como em contas não pagas. Por isso é importante ter uma política de crédito e acompanhar os atrasos no pagamento. Por outro lado, quando se trata de contas a pagar , é uma abordagem melhor para a gestão de caixa pagar aos fornecedores mais tarde do que antes. Da mesma forma, é importante não ter muito caixa empatado em estoques, mas ter em mãos estoques apenas o suficiente para as necessidades imediatas do negócio.
“Os lucros não mostram todo o quadro, pois uma empresa pode encontrar soluções contábeis para fazer seus lucros parecerem melhores. Mas com o fluxo de caixa, demonstra o verdadeiro bem-estar financeiro da empresa.”
Atingindo o equilíbrio certo
Existe um equilíbrio entre ter muito dinheiro em mãos, por precaução, e ter um estoque inadequado. Se uma empresa tem muito dinheiro, está perdendo oportunidades de investir o dinheiro e gerar ganhos adicionais. Por outro lado, se não tiver um suprimento adequado de caixa, terá que tomar emprestado o dinheiro e pagar juros ou vender seus investimentos líquidos para gerar o caixa de que necessita. Se a empresa espera gerar um melhor retorno sobre seus investimentos do que os juros sobre seus empréstimos, ela pode decidir investir seu caixa excedente e tomar emprestado qualquer dinheiro adicional de que precisar para suas atividades. Ao analisar o balanço de uma empresa, certos índices financeiros, precisam ser empregados, para determinar como está a proporção de seus ativos circulantes mais líquidos (incluindo caixa, contas a receber e títulos negociáveis) e seus passivos circulantes fornecem uma ideia sobre sua gestão de caixa. Embora um índice maior que um indique uma situação saudável de ativos circulantes, um índice muito alto pode indicar que a empresa mantém muito caixa ou outros ativos líquidos. O objetivo é o de se manter um equilíbrio entre esses índices para que não sobre dinheiro em caixa, fazendo com que a empresa perca oportunidades de investimento, nem que haja falta de recursos, forçando a empresa a aumentar o seu endividamento através de financiamentos bancários.