Business Process Outsourcing (BPO)
Atualmente existe uma grande concorrência no mundo dos negócios. Diante deste cenário, nasceu a necessidade dentro do conceito de “Business Process Outsourcing (BPO)”, que nada mais é do que a terceirização dos processos de uma empresa. Normalmente o modelo mais adotado é aquele no sentido de manter somente o core business, ou objetivo principal da empresa com estrutura própria e terceirizar os processos que não afetam diretamente a entrega do produto ou serviços para o cliente.
Business Process Outsourcing (BPO)Qual a importância do BPO?
Através de um BPO bem implantado e executado é possível identificar pontos de melhorias nos processos, pois a empresa terceirizada trará a sua experiência e uma visão neutra do negócio, gerando mais valor e aumentando a produtividade da empresa.
Para que a empresa tenha condições de atingir os níveis de qualidade que o mercado de negócios exige nos dias atuais, com baixo custo e garantia, o uso do BPO é a escolha mais assertiva, caso contrário a empresa poderia levar anos e desperdiçar uma quantia enorme de recursos para obter profissionais de mercado que pudessem trazer melhores práticas de gestão e por consequência melhorar os seus indicadores de desempenho.
O custo menor de uma empresa que faz BPO se justifica porque ela consegue diluir os seus custos entre vários clientes, o que não acontece com um empresa de pequeno ou médio porte, que precisará arcar sozinha com uma folha de pagamento bastante elevada, caso queira atrair executivos experientes no mercado de trabalho.
Business Process Outsourcing (BPO) Em quais área o BPO pode ser Implantado?
O BPO pode ser implantado nas seguintes áreas:
• Contabilidade;
• Tributário;
• Recursos Humanos;
• Controladoria;
• Financeiro;
• Marketing;
• Gestão de projetos;
• Entre outros
Como ferramenta para o planejamento estratégico, o BPO é uma excelente ferramenta para diminuir os custos com seleção, contratação e treinamento de colaboradores, uma das linhas de despesas mais elevadas dentro de qualquer tamanho de empreendimento.
De que maneira o BPO pode ser implantado em uma empresa, qual é o passo a passo?
Normalmente a implantação do BPO em uma empresa segue os seguintes passos:
• Mapeamento de todos os processos da organização;
• Identificar quais os departamentos possuem característicos adequadas para serem terceirizados;
• Buscar o engajamento e comprometimento da alta direção da empresa e líderes de processos, buscando a disseminação em toda a organização;
• Buscar a adesão completa em todos os níveis hierárquicos;
• Realizar o acompanhamento constante para garantir todos os benefícios alcançados pela implantação do BPO.
Business Process Outsourcing (BPO) O que as empresas esperam como resultado natural, após a implantação de um BPO?
Através do BPO a organização transfere a responsabilidade total ou parcial de alguns processos para uma empresa terceirizada, para considerar que a contratação foi bem sucedida, a empresa espera obter como resultado os seguintes benefícios:
• Aumento de produtividade dentro do contexto do core business, uma vez que não desperdiça energia com temas que não fazem parte do escopo principal do negócio;
• Redução significativa de custos operacionais e despesas administrativas;
• Redução do risco de passivo trabalhista, pela redução do quadro funcional da empresa;
• Acesso à tecnologia e melhores práticas de mercado;
• Mais tempo para se concentrar nos principais processos da empresa;
Por conta do momento que vivemos de recessão econômica no Brasil e no mundo, por conta da pandemia, a necessidade de se manter custos operacionais competitivos é um fator decisivo para garantir a sobrevivência de qualquer empresa. Nesse aspecto, a implantação de um BPO nunca fez tanto sentido como nos dias atuais.